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17 octobre 2009

Escritos sobre o corpo

http://2.bp.blogspot.com/_hMOhObDpWWY/SmdK-PIUhOI/AAAAAAAAAFc/KHPr_BRsWaQ/s320/Capa+livro+de+Petrucia.JPG

Terezinha Petrucia da Nóbrega

Possui graduação em Educação Física (1989) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atualmente é associado i da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, corporeidade, estética, fenomenologia, epistemologia, educação física e ciências humanas.

009 - Atual História das idéias sobre o corpo em Maurice Merleau-Ponty
Descrição: A pesquisa tem como objeto a compreensão de corpo no pensamento de Merleau-Ponty (1908-1961) e a reflexão sobre aspectos contemporâneos da relação corpo-mundo, como, por exemplo, as questões do culto ao corpo e das formas de produção de subjetividades relacionadas à corporeidade, bem como questões epistemológicas relacionadas ao diálogo entre filosofia, ciência, educação e cultura. Pretende-se desdobrar a reflexão para o conhecimento do corpo, notadamente no que diz respeito à apropriação das teses fenomenológicas de Merleau-Ponty nos discursos da Psicomotricidade, da Cultura de Movimento, da Consciência Corporal ou da Educação Somática veiculadas no campo da Educação Física. O método de abordagem ancora-se na análise de obras de Merleau-Ponty, em particular aquelas produzidas a partir de sua entrada no Collège de France até sua morte (1952-1961). Trata-se de uma abordagem filosófica que dialoga com o campo das ciências humanas e sociais, cujo propósito é percorrer o movimento das idéias de corpo na obra do referido filósofo, a atmosfera intelectual do período em pauta e as relações com o conhecimento produzido no campo da Educação Física a partir dos anos sessenta do século XX na França e dos anos 80 no Brasil. Espera-se com a pesquisa apresentar subsídios que contribuam para a reflexão em torno de uma filosofia do corpo, que possa alargar os horizontes epistemológicos de áreas como Filosofia,Educação e Educação Física..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: SALMA TANNUS MUCHAIL - Integrante / JACQUES GLEYSE - Integrante / Terezinha Petrucia da Nóbrega - Coordenador.
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2008 - Atual História das Idéias sobre Educação Física na UFRN
Descrição: Trata-se de discutir os acontecimentos ocorridos a partir da Criação do Curso de Educação Física, criado em 1974 e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação em 1978, conforme o Decreto Federal n.81.762 de 06/06/1978. Nessa pesquisa pretendemos compreender as continuidades e as rupturas dos conceitos e práticas, a partir da configuração das idéias e do conhecimento sobre Educação Física, em especial por meio dos relatos de atores sociais responsáveis pela formação profissional na área. Trata-se de uma pesquisa de natureza fenomenológica, cuja ênfase encontra-se na criação de significações em torno das experiências vividas, dos acontecimentos e das interpretações que realizamos sobre um determinado fenômeno. Como técnica de produção dos dados utilizar-se-á a entrevista com professores do Departamento de Educação Física da UFRN que foram protagonistas dessa história, além da construção de um acervo com fotografias e documentos da instituição como fontes de informação e pesquisa. Busca-se compreender as idéias sobre Educação Física e as relações com a organização acadêmica e profissional da área, os conceitos e a estruturação de práticas pedagógicas, curriculares, atividades de pesquisa e extensão; bem com produzir uma reflexão sobre as demandas da formação profissional frente às expectativas da sociedade relativas à cultura de movimento, à vida saudável e à cultura do bem-estar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 3)  / Doutorado ( 1) .
Integrantes: MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES - Integrante / JOAO CARLOS NEVES DE SOUZA E NUNES DIAS - Integrante / ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS - Integrante / SILVANEIDE ALVES ROCHA - Integrante / THOMPSON PEREIRA DA COSTA - Integrante / MOALDECIR FREIRE DOMINGOS JUNIOR - Integrante / GILMAR LEITE FERREIRA - Integrante / MARCÍLIO DE SOUZA VIEIRA - Integrante / Terezinha Petrucia da Nóbrega - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa..

2006 - 2008 O corpo e a cidade: aspectos políticos, éticos, lúdicos e estéticos das práticas corporais e da Educação Física.
Descrição: A cidade coloca em cena e exige novos modos de vida que atingem a família, o trabalho, o descanso, as necessidades fisiológicas, o lazer, a educação. No contexto urbano, a atenção ao corpo ocupa boa parte das preocupações da vida social, configurando um sistema que inclui as práticas corporais em si e também o consumo de roupas, alimentos, lazeres, saúde. Investigamos a natureza social da Educação Física, focando nosso olhar para as práticas corporais realizadas nos espaços públicos e privados da cidade do Natal. Como objetivos da pesquisa pretende-se: mapear práticas corporais realizadas nos espaços públicos e privados da cidade do Natal/RN, buscando compreender a intencionalidade dessas práticas a partir da experiência vivida dos sujeitos; refletir sobre as políticas públicas relacionadas a EF, esporte, lazer e saúde, analisando as relações entre o público e o privado no campo da EF; apontar perspectivas de compreensão das práticas corporais como um espaço de construção da cidadania, da subjetividade, da ética, da estética, do bem-viver e do viver-com no espaço urbano contemporâneo.Como técnica de pesquisa utilizamos a estratégia do fenômeno situado, configurada em três momentos: descrição, análise ideográfica e análise nomotética. A amostra foi composta de modo intencional, segundo critérios de tipicidade e acessibilidade, buscando atingir um perfil variado dos sujeitos (segundo idades, escolarização, sexo), das atividades corporais realizadas (caminhadas, esportes, meditação, entre outras) e dos espaços urbanos utilizados (áreas de lazer, academias, clubes, praça, parques, praias). Como resultado parcial afirma-se que o gosto pelo esporte, pela atividade física em geral, expande-se socialmente, adquirindo sentidos relacionados não somente ao desempenho atlético dos profissionais do esporte, mas a outras esferas da existência individual e coletiva, notadamente no campo dos lazeres. Nesse movimento, acentua-se a preocupação com a aparência, alimentando o mercado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 2)  / Doutorado ( 2) .
Integrantes: JOÃO CARLOS NEVES DE SOUZA E NUNES DIAS - Integrante / ROSIE MARIE MASCIMENTO MEDEIROS - Integrante / MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES - Integrante / THOMPSON PEREIRA DA COSTA - Integrante / MOALDECIR FREIRE DOMINGOS JUNIOR - Integrante / Terezinha Petrucia da Nóbrega - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 4.

2004 - 2006 DO CORPO E DAS PRÁTICAS CORPORAIS: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Descrição: A temática de pesquisa insere-se no campo da fenomenologia. Busca-se aproximar as teses fenomenológicas do cotidiano social, tematizando a aparência do corpo e as relações com a saúde e a doença nas práticas corporais esportivas e do fitness; o alimento como indicador biocultural; a aparëncia do corpo e os padrões estéticos na moda e na arte. Compreendemos esses indicadores sócio-culturais, como possibilidades para construir indicadores epistemológicos relacionados à produção do conhecimento na Educação Física. A pesquisa tem como objetivos:1)aprofundar as noções de subjetividade, cultura e existência e de uma fenomenologia do corpo; 2) apresentar relações entre as práticas corporais e a aparência do corpo relacionada aos aspectos da saúde e da doença, do gênero, da beleza e da fealdade.3)apresentar subsídios para as abordagens das práticas corporais e da cultura de movimento na Educação Física; 4) apresentar indicadores epistemológicos para compreender a natureza do conhecimento da Educação Física e suas relações com a ciência e com a educação. Espera-se ampliar a leitura dos estudos sobre o corpo, considerando a perspectiva fenomenológica e as interfaces entre subjetividade, cultura e existência. Trata-se de uma investigação que busca construir mapas cognitivos amplos e rigorosos, combinando a filosofia com as práticas sociais contemporâneas, tendo em vista a produção de argumentos teóricos e metodológicos para o conhecimento da EF em suas abordagens sobre os fenômenos do corpo, do movimento humano, da saúde e das práticas corporais esportivas e artísticas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1)  / Doutorado ( 3) .
Integrantes: Terezinha Petrucia da Nóbrega - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 8.

2002 - 2004 EDUCAÇÃO FÍSICA, SABERES E PRÁTICAS: a (des)construção do corpo na cultura de movimento
Descrição: A pesquisa insere-se no campo epistemológico da Educação Física, considerada como um campo social cuja produção reflete-se na cultura de movimento. Nesta encontramos diversas manifestações, entre elas a Dança e a Capoeira compreendidas como práticas corporais recortadas por diferentes saberes sociais. O objetivo é descrever e articular os saberes e as práticas encontradas no arquivo vivo da cultura de movimento, como indicadores para construir perspectivas para a Educação Física, tanto na pesquisa acadêmica quanto nas intervenções profissionais. A metodologia utilizada será a arquegenealogia proposta por Foucault, considerando-se as formações discursivas sobre o corpo, a gestualidade da capoeira e da dança e o conhecimento da Educação Física, compreendido como cultura de movimento. A pesquisa, portanto, busca discutir a Educação Física como área acadêmica, organizada como campo social de produção da cultura de movimento e como profissão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 2)  / Doutorado ( 2) .
Integrantes: Terezinha Petrucia da Nóbrega - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 17.

2001 - 2003 EDUCAÇÃO FÍSICA E EPISTEMOLOGIA: INTERPRETANDO OS ANAIS DO CONBRACE NA DÉCADA DE 90
Descrição: (Introdução) A década de 90, para a Educação Física Brasileira, caracterizou-se pelo debate epistemológico, sobretudo no que diz respeito à delimitação do seu campo acadêmico. Considerando-se esse contexto, esta pesquisa teve como objetivo interpretar os discursos referentes a este debate, identificando os diferentes pertencimentos epistemológicos e os sentidos das produções impressas nos Anais dos Congressos Brasileiro de Ciências do Esporte neste período. (Metodologia) Trata-se de uma análise de conteúdo desses Anais, destacando-se a pré-análise, a codificação e a interpretação referencial. Foram analisados 95 trabalhos publicados no Grupo de Epistemologia, sendo 50 resumos e 45 artigos completos. (Resultados) Na pré-análise evidenciou-se uma tendência crescente no número de trabalhos publicados sobre a temática epistemológica, ao longo da década de 90. Através da codificação, construímos uma tipologia dos trabalhos, de acordo com as proposições filosóficas, científicas, pedagógicas, estéticas, entre outras. A identificação dos pertencimentos epistemológicos, das temáticas abordadas, dos referenciais teóricos e metodológicos, entre outros aspectos, configuram-se como indicadores para a interpretação referencial. Nesta, evidenciou-se a predominância das proposições filosóficas, nas quais destacam-se as temáticas sobre o corpo, a racionalidade científica, os fundamentos sociológicos e a ética. As proposições científicas discutem critérios de produção do conhecimento, estatuto epistemológico da Educação Física, perspectivas da Ciência do Movimento Humano e da Ciência da Motricidade Humana. As proposições pedagógicas discutem conteúdos da Educação Física, interdisciplinaridade, concepções crítico-superadoras, entre outros aspectos. As proposições estéticas abordam questões sobre a liberdade humana, a linguagem do corpo e a sensibilidade. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Terezinha Petrucia da Nóbrega - Coordenador.
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