17 octobre 2009
Escritos sobre o corpo
Terezinha Petrucia da Nóbrega
Possui graduação em Educação Física (1989) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atualmente é associado i da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, corporeidade, estética, fenomenologia, epistemologia, educação física e ciências humanas.
009 - Atual | História das idéias sobre o corpo em Maurice Merleau-Ponty |
Descrição: A
pesquisa tem como objeto a compreensão de corpo no pensamento de
Merleau-Ponty (1908-1961) e a reflexão sobre aspectos contemporâneos da
relação corpo-mundo, como, por exemplo, as questões do culto ao corpo e
das formas de produção de subjetividades relacionadas à corporeidade,
bem como questões epistemológicas relacionadas ao diálogo entre
filosofia, ciência, educação e cultura. Pretende-se desdobrar a
reflexão para o conhecimento do corpo, notadamente no que diz respeito
à apropriação das teses fenomenológicas de Merleau-Ponty nos discursos
da Psicomotricidade, da Cultura de Movimento, da Consciência Corporal
ou da Educação Somática veiculadas no campo da Educação Física. O
método de abordagem ancora-se na análise de obras de Merleau-Ponty, em
particular aquelas produzidas a partir de sua entrada no Collège de
France até sua morte (1952-1961). Trata-se de uma abordagem filosófica
que dialoga com o campo das ciências humanas e sociais, cujo propósito
é percorrer o movimento das idéias de corpo na obra do referido
filósofo, a atmosfera intelectual do período em pauta e as relações com
o conhecimento produzido no campo da Educação Física a partir dos anos
sessenta do século XX na França e dos anos 80 no Brasil. Espera-se com
a pesquisa apresentar subsídios que contribuam para a reflexão em torno
de uma filosofia do corpo, que possa alargar os horizontes
epistemológicos de áreas como Filosofia,Educação e Educação Física.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: SALMA TANNUS MUCHAIL - Integrante / JACQUES GLEYSE - Integrante / Terezinha Petrucia da Nóbrega - Coordenador. . |
2008 - Atual | História das Idéias sobre Educação Física na UFRN |
Descrição: Trata-se
de discutir os acontecimentos ocorridos a partir da Criação do Curso de
Educação Física, criado em 1974 e reconhecido pelo Conselho Nacional de
Educação em 1978, conforme o Decreto Federal n.81.762 de 06/06/1978.
Nessa pesquisa pretendemos compreender as continuidades e as rupturas
dos conceitos e práticas, a partir da configuração das idéias e do
conhecimento sobre Educação Física, em especial por meio dos relatos de
atores sociais responsáveis pela formação profissional na área.
Trata-se de uma pesquisa de natureza fenomenológica, cuja ênfase
encontra-se na criação de significações em torno das experiências
vividas, dos acontecimentos e das interpretações que realizamos sobre
um determinado fenômeno. Como técnica de produção dos dados
utilizar-se-á a entrevista com professores do Departamento de Educação
Física da UFRN que foram protagonistas dessa história, além da
construção de um acervo com fotografias e documentos da instituição
como fontes de informação e pesquisa. Busca-se compreender as idéias
sobre Educação Física e as relações com a organização acadêmica e
profissional da área, os conceitos e a estruturação de práticas
pedagógicas, curriculares, atividades de pesquisa e extensão; bem com
produzir uma reflexão sobre as demandas da formação profissional frente
às expectativas da sociedade relativas à cultura de movimento, à vida
saudável e à cultura do bem-estar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 3) / Doutorado ( 1) . Integrantes: MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES - Integrante / JOAO CARLOS NEVES DE SOUZA E NUNES DIAS - Integrante / ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS - Integrante / SILVANEIDE ALVES ROCHA - Integrante / THOMPSON PEREIRA DA COSTA - Integrante / MOALDECIR FREIRE DOMINGOS JUNIOR - Integrante / GILMAR LEITE FERREIRA - Integrante / MARCÍLIO DE SOUZA VIEIRA - Integrante / Terezinha Petrucia da Nóbrega - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.. |
2006 - 2008 | O corpo e a cidade: aspectos políticos, éticos, lúdicos e estéticos das práticas corporais e da Educação Física. |
Descrição: A
cidade coloca em cena e exige novos modos de vida que atingem a
família, o trabalho, o descanso, as necessidades fisiológicas, o lazer,
a educação. No contexto urbano, a atenção ao corpo ocupa boa parte das
preocupações da vida social, configurando um sistema que inclui as
práticas corporais em si e também o consumo de roupas, alimentos,
lazeres, saúde. Investigamos a natureza social da Educação Física,
focando nosso olhar para as práticas corporais realizadas nos espaços
públicos e privados da cidade do Natal. Como objetivos da pesquisa
pretende-se: mapear práticas corporais realizadas nos espaços públicos
e privados da cidade do Natal/RN, buscando compreender a
intencionalidade dessas práticas a partir da experiência vivida dos
sujeitos; refletir sobre as políticas públicas relacionadas a EF,
esporte, lazer e saúde, analisando as relações entre o público e o
privado no campo da EF; apontar perspectivas de compreensão das
práticas corporais como um espaço de construção da cidadania, da
subjetividade, da ética, da estética, do bem-viver e do viver-com no
espaço urbano contemporâneo.Como técnica de pesquisa utilizamos a
estratégia do fenômeno situado, configurada em três momentos:
descrição, análise ideográfica e análise nomotética. A amostra foi
composta de modo intencional, segundo critérios de tipicidade e
acessibilidade, buscando atingir um perfil variado dos sujeitos
(segundo idades, escolarização, sexo), das atividades corporais
realizadas (caminhadas, esportes, meditação, entre outras) e dos
espaços urbanos utilizados (áreas de lazer, academias, clubes, praça,
parques, praias). Como resultado parcial afirma-se que o gosto pelo
esporte, pela atividade física em geral, expande-se socialmente,
adquirindo sentidos relacionados não somente ao desempenho atlético dos
profissionais do esporte, mas a outras esferas da existência individual
e coletiva, notadamente no campo dos lazeres. Nesse movimento,
acentua-se a preocupação com a aparência, alimentando o mercado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 2) . Integrantes: JOÃO CARLOS NEVES DE SOUZA E NUNES DIAS - Integrante / ROSIE MARIE MASCIMENTO MEDEIROS - Integrante / MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES - Integrante / THOMPSON PEREIRA DA COSTA - Integrante / MOALDECIR FREIRE DOMINGOS JUNIOR - Integrante / Terezinha Petrucia da Nóbrega - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 4. |
2004 - 2006 | DO CORPO E DAS PRÁTICAS CORPORAIS: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA |
Descrição: A
temática de pesquisa insere-se no campo da fenomenologia. Busca-se
aproximar as teses fenomenológicas do cotidiano social, tematizando a
aparência do corpo e as relações com a saúde e a doença nas práticas
corporais esportivas e do fitness; o alimento como indicador
biocultural; a aparëncia do corpo e os padrões estéticos na moda e na
arte. Compreendemos esses indicadores sócio-culturais, como
possibilidades para construir indicadores epistemológicos relacionados
à produção do conhecimento na Educação Física. A pesquisa tem como
objetivos:1)aprofundar as noções de subjetividade, cultura e existência
e de uma fenomenologia do corpo; 2) apresentar relações entre as
práticas corporais e a aparência do corpo relacionada aos aspectos da
saúde e da doença, do gênero, da beleza e da fealdade.3)apresentar
subsídios para as abordagens das práticas corporais e da cultura de
movimento na Educação Física; 4) apresentar indicadores epistemológicos
para compreender a natureza do conhecimento da Educação Física e suas
relações com a ciência e com a educação. Espera-se ampliar a leitura
dos estudos sobre o corpo, considerando a perspectiva fenomenológica e
as interfaces entre subjetividade, cultura e existência. Trata-se de
uma investigação que busca construir mapas cognitivos amplos e
rigorosos, combinando a filosofia com as práticas sociais
contemporâneas, tendo em vista a produção de argumentos teóricos e
metodológicos para o conhecimento da EF em suas abordagens sobre os
fenômenos do corpo, do movimento humano, da saúde e das práticas
corporais esportivas e artísticas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 3) . Integrantes: Terezinha Petrucia da Nóbrega - Coordenador. Número de produções C, T & A: 8. |
2002 - 2004 | EDUCAÇÃO FÍSICA, SABERES E PRÁTICAS: a (des)construção do corpo na cultura de movimento |
Descrição: A
pesquisa insere-se no campo epistemológico da Educação Física,
considerada como um campo social cuja produção reflete-se na cultura de
movimento. Nesta encontramos diversas manifestações, entre elas a Dança
e a Capoeira compreendidas como práticas corporais recortadas por
diferentes saberes sociais. O objetivo é descrever e articular os
saberes e as práticas encontradas no arquivo vivo da cultura de
movimento, como indicadores para construir perspectivas para a Educação
Física, tanto na pesquisa acadêmica quanto nas intervenções
profissionais. A metodologia utilizada será a arquegenealogia proposta
por Foucault, considerando-se as formações discursivas sobre o corpo, a
gestualidade da capoeira e da dança e o conhecimento da Educação
Física, compreendido como cultura de movimento. A pesquisa, portanto,
busca discutir a Educação Física como área acadêmica, organizada como
campo social de produção da cultura de movimento e como profissão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 2) . Integrantes: Terezinha Petrucia da Nóbrega - Coordenador. Número de produções C, T & A: 17. |
2001 - 2003 | EDUCAÇÃO FÍSICA E EPISTEMOLOGIA: INTERPRETANDO OS ANAIS DO CONBRACE NA DÉCADA DE 90 |
Descrição: (Introdução)
A década de 90, para a Educação Física Brasileira, caracterizou-se pelo
debate epistemológico, sobretudo no que diz respeito à delimitação do
seu campo acadêmico. Considerando-se esse contexto, esta pesquisa teve
como objetivo interpretar os discursos referentes a este debate,
identificando os diferentes pertencimentos epistemológicos e os
sentidos das produções impressas nos Anais dos Congressos Brasileiro de
Ciências do Esporte neste período.
(Metodologia) Trata-se de uma análise de conteúdo desses Anais,
destacando-se a pré-análise, a codificação e a interpretação
referencial. Foram analisados 95 trabalhos publicados no Grupo de
Epistemologia, sendo 50 resumos e 45 artigos completos.
(Resultados) Na pré-análise evidenciou-se uma tendência crescente no
número de trabalhos publicados sobre a temática epistemológica, ao
longo da década de 90. Através da codificação, construímos uma
tipologia dos trabalhos, de acordo com as proposições filosóficas,
científicas, pedagógicas, estéticas, entre outras. A identificação dos
pertencimentos epistemológicos, das temáticas abordadas, dos
referenciais teóricos e metodológicos, entre outros aspectos,
configuram-se como indicadores para a interpretação referencial. Nesta,
evidenciou-se a predominância das proposições filosóficas, nas quais
destacam-se as temáticas sobre o corpo, a racionalidade científica, os
fundamentos sociológicos e a ética. As proposições científicas discutem
critérios de produção do conhecimento, estatuto epistemológico da
Educação Física, perspectivas da Ciência do Movimento Humano e da
Ciência da Motricidade Humana. As proposições pedagógicas discutem
conteúdos da Educação Física, interdisciplinaridade, concepções
crítico-superadoras, entre outros aspectos. As proposições estéticas
abordam questões sobre a liberdade humana, a linguagem do corpo e a
sensibilidade.
. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Terezinha Petrucia da Nóbrega - Coordenador. |
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