Corpo: um modo de ser divino - Uma introdução à metafísica de Espinosa - .
Autor(es): Márcia Patrizio dos Santos
Editora: Annablume
Área(s): Filosofia
ISBN: 9788574199160
296 pág.
Preço: R$ 47,00
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Descrição:
"O
livro de Márcia Patrizio dos Santos merece ser lido e isso por várias
razões. Mas, sobretudo, por três. Em primeiro lugar, por se apoiar
sobre a idéia de corpo, esse fil rouge, conforme o prefaciador P-F
Moreau, que analisa e reconstitui o sistema inteiro de Spinoza. Em
segundo lugar, o que é ilustrado por Guéroult, é toda a arquitetônica
filosófica. Mas, ao contrário de Guéroult, a autora pontua que os
conceitos filosóficos devem sua validade ao seu potencial de idéias e
que a sua “veracidade” se assenta única e exclusivamente sobre sua
solidariedade mútua. Isso significa apenas uma solidariedade
conceitual? Não. Isso significa que, antes e acima de tudo, um sistema
tem de ser coerente e, também, exprimir o real.
Trata-se, ainda, de um livro não só escrito com espírito analítico,
essencial nas teses de História da Filosofia, mas, especialmente, um
livro escrito sob o signo da Paixão: paixão por Espinosa. E é esse um
elemento fundamental: a cada idéia, a cada conceito, a cada tese Márcia
Patrizio não faz uma afirmação fria, quase como indiferente. A autora
assume o papel de Espinosa, e é isso que estou chamando de Paixão.
Nesse sentido, a paixão ocupa um papel tão relevante como o espírito
analítico; e Márcia Patrizio exprime muito bem essas duas facetas, sem
jamais confundi-las.
Que o próximo volume seja tão analítico e, para usar um termo sartreano, engajado, como é o que o leitor tem em mãos!"
Luiz R. Monzani
Sumário sintetizado
Prefácio Pierre-François Moreau
Capítulo 1: Espinosa – um filósofo do corpo
Capítulo 2: A definição ontológica de corpo
Um modo da substância
Uma expressão da essência de Deus
Capítulo 3: As causas do corpo
Uma causa primeira, mas não cronologicamente
Uma causa distante, mas nem tanto assim
Uma causa necessária, e, no entanto, livre
Uma causa eficiente, sem nenhuma restrição
Uma causa essendi e existendi – das coisas finitas e das infinitas
Uma causa imanente e não emanatista
Uma causa ativa, mas imutável
Uma causa de determinação e não de fatalidade
Causas intermediárias e próximas – como compreendê-las?
A causa de duas perspectivas causais